companhia
Pulsar - Companhia do Corpo, o primeiro grupo português de criação multidisciplinar baseado na percussão corporal, que vem questionar limites, criar fricções entre Música, Dança e Teatro e promover uma produção artística híbrida e inovadora a nível nacional. A PULSAR foi idealizada em Maio de 2022 por Marco Santos, compositor e músico português com 20 anos de carreira.

Desde a sua fundação, a Companhia mantém atividades semanais destinadas à construção de objetos artísticos que amparam-se no corpo e nas relações construídas a partir dele.
O elenco é composto por 16 talentosos artistas que têm em comum o gosto pela improvisação, a coragem para atravessar a incerteza e a persistência na busca da inovação. São bailarinos, músicos, atores, artistas circenses e artistas plásticos com sólida bagagem profissional. Pulsar é o corpo, não só o corpo - indivíduo - mas, acima de tudo, um corpo de corpos, um colectivo que se transforma num só corpo. Com essa premissa, o criador rodeou-se de mais 16 artistas ligados ao mundo da música, artes performativas e dança para gerar esse corpo uno, feito de muitos.
Artistas competentes, com formação e experiência comprovada, que formam o corpo fixo da companhia. Um elenco caracterizado pela multidisciplinaridade de áreas artísticas em que atua, com percepções, vivências e noções criativas diversas, que em suas investigações pessoais artísticas mesclam linguagens de naturezas distintas, construindo um material autoral que está em constante processo de desenvolvimento
Screenshot 2024-02-04 at 22.10.52
Da trajetória artística de Marco Santos, na qual o ritmo, a composição e a criação são pilares fundamentais, nasce a Pulsar - Companhia do Corpo.
Durante os últimos 15 anos teve a sua base entre Holanda e Portugal, viajando pelo mundo com regularidade para acompanhar artistas nacionais e internacionais e ministrar formação para músicos, atores e bailarinos.
Acabou por criar uma pedagogia própria através da percussão corporal, na qual promove o corpo como o principal instrumento. No âmbito da Dança e do Teatro colaborou em trabalhos de artistas como: NDT - Nederland Dans Theater, Clara Andermatt, Rui Horta, Rui Lopes Graça, ACERT Theatre Company, entre muitos outros.
Marco Santos, artista, criador e músico ativo há mais de 20 anos, tendo a bateria, percussão e composição como o seu instrumento principal. Durante os últimos 15 anos teve a sua base entre Holanda e Portugal, vindo a Portugal com regularidade para trabalhar com vários artistas ou projetos autorais e viajando pelo mundo dando workshops e concertos colaborando com vários artistas como: Sara Tavares, Lura, João Afonso, Luis Pastor, Doudou N'diaye Rose, Haay Sacksioni, Gilles Apap, Uxia Senlle, Rui Horta, Clara Andermatt, entre muitos outros…
Com a sua versatilidade tem vindo a colaborar com vários artistas e festivais, no âmbito da música, dança e teatro abordando a música de várias perspectivas. Em paralelo tem se concentrado nas suas próprias criações e composições, lançando alguns álbuns autorais e em colaboração com outros. Recebendo a atenção do público e onde ganhou alguns concursos e nomeações de Jazz a nível internacional. Através do ritmo com movimento, percussão corporal promove o "Corpo" como o principal instrumento, dando formação para músicos, bailarinos e actores. É o fundador da United Art Movement (UartM www.unitedartmovement.com) com base na Holanda, criando um evento anual desde 2015 com o objetivo principal de promover a união de várias formas de arte num só palco, e assim elogiar a arte como a melhor ferramenta para unificar pessoas. É fundador também da Companhia do Corpo - Pulsar com base em Lisboa onde promove o diálogo entre a música, dança e teatro com um único instrumento - O Corpo
www.marcosantosmusic.com
Criação e Direção:
Marco Santos

Produção:
Marco Santos, Margarida Soares

Elenco:
Ana Sofia Sequeira, André Tasso, Denys Stetsenko, Marco Santos, Mariana Camacho, Mariana Frazão, Margarida Soares, Nazaré Pinto, Poliana Tuchia, Rafaela Amodeo, Rui Aires, Ulisses Ruedas.


Scroll to Top